sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PONTO DE VISTA SOBRE O IEMA: UM EXEMPLO DE QUALIDADE EDUCACIONAL CENTRADA NO PROTAGONISMO ESTUDANTIL



Raimundo Palhano


Antes de tudo, deixo claro que considero o IEMA a mais relevante e adequada iniciativa de política pública educacional ocorrida no Maranhão nas últimas décadas, que, de tão surpreendente e inovadora que é, ainda hoje, quase no fim do Governo Flávio Dino (2015-18), seu instituidor, ainda não foi assimilada plenamente pelos maranhenses, e, até mesmo, por alguns setores do próprio governo, já acostumados e, de certo modo, conformados com a repetição de uma história antiga de fracassos na área da educação pública.

O IEMA acaba de ser incluído no Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, feito ímpar entre as escolas públicas maranhenses em todos os tempos; e, para coroar, seus estudantes alcançaram o melhor desempenho na Olímpiada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, tendo 98 equipes premiadas dentre as 128 do Maranhão, uma verdadeira chuva de ouros, pratas e bronzes, feitos estes que reforçam um padrão de desempenho institucional e de conquistas relevantes de seus estudantes, professores e dirigentes, obtidos em menos de 4 anos de existência temporal.

Isto posto, começo agradecendo pela oportunidade de fazer mais um exercício de análise crítica sobre a trajetória desta instituição estratégica para o desenvolvimento da educação maranhense e do próprio Estado do Maranhão.

Inicio perguntando: quais seriam os principais eixos estratégicos para expansão do IEMA? Em tal contexto, por que o Protagonismo Juvenil, o dos estudantes, é importante?

Entendo que os eixos estratégicos para a expansão do IEMA são aqueles capazes de estimular o crescimento sustentável da Instituição. Sintetizo afirmando que seria tudo que produzisse o crescimento do projeto pedagógico com qualidade. Aponto o bom planejamento e a boa gestão democrática, geral e setorial; a adequação do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos demais planos estruturantes daí decorrentes; a qualificação e envolvimento efetivo dos professores, técnicos e administrativos, a participação das famílias, a integração ao meio, existência de infraestura física, material e de equipamentos, recursos financeiros para garantir o funcionamento organizacional, entre outros, culminando com o recurso primordial, o que diz respeito ao protagonismo do estudante, razão de ser de todo o processo de desenvolvimento da instituição educacional. A centralidade do estudante em todo e qualquer processo educacional é inquestionável em toda a história da educação formal de qualidade no mundo todo.

Com efeito, o protagonismo, em termos conceptuais, é uma práxis, um agir que faz sentido, que possui um rumo. Não é mero ativismo, um esforço muscular nervoso individual. Exige ação, claro, pois é impossível acontecer protagonismo entre paralíticos.

Assim, a resultante do movimento é orgânica, ou seja, deve voltar-se a uma busca por transformação da realidade. Não é um ato meramente individual. Não depende jamais de um único gato pingado. Tudo está associado e articulado a um coletivo societal. Protagonismo, portanto,  passa pela capacidade de enxergar, de perceber, de interagir com a coletividade ou com o outro.

Acredito que os princípios da  Pedagogia da Presença, adotada pelo projeto pedagógico do IEMA, contribui muito para a dinamização desse movimento, definido por Antonio Carlos Gomes da Costa como a passagem do estado de solidão para um outro, o momento do encontro.

Este movimento leva a um novo território, situado entre a solidão e o encontro com o outro, espaço que educadores e educandos constroem juntos, fundamental para atingir o estado de diálogo, razão dinamizadora do protagonismo, sobretudo em contextos como o brasileiro, em que o processo educacional permanece, de um modo geral, silente.

Eis porque o exercício de uma vida protagônica desenvolve capacidades para entender as razões que possibilitam apreender o significado de ser livre e, ao mesmo tempo, de entender a condição do outro.

Ainda no campo das afirmações conceptuais sobre o papel do protagonismo, acho importante, também, não perder a perspectiva de que Protagonismo Juvenil é um fenômeno social do qual deriva o Protagonismo Estudantil, tendo este último uma série de especificidades, principalmente em função do seu vínculo orgânico com a educação formal operada no mundo da Escola e da Academia.

Evidencio, ademais, que o objetivo programático do IEMA de se transformar em uma instituição educacional de excelência, dificilmente será alcançado se a referida estratégia não for trabalhada, cuidadosamente, no que diz respeito à participação e envolvimento do segmento estudantil, no âmbito do projeto político-pedagógico institucional.

Empoderamento e fortalecimento estes que devem se efetivar numa perspectiva ampliada, i.e´. indo para além dos requisitos puramente formativos. Desenvolver tais capacidades, implicando no efetivo empoderamento estudantil para o exercício de funções técnicas, requer muita competência pedagógica e superação de preconceitos e barreiras culturais por parte da comunidade acadêmica e dos gestores educacionais, no que estarão dando vida ao PDI como ordenador do processo de expansão institucional, em seus distintos recortes temporais e temáticos.

Enfatizo, assim, a força de um contexto nacional e regional marcados pela visão de que os estudantes, grosso modo, não passam de alunos, ou seja, aqueles cujas caças se encontram vazias, portanto despojadas de capacidades para implementar conteúdos técnicos e pedagógicos  para o trabalho educacional.

A efetividade desse processo de valorização estudantil precisa ser dimensionada com o máximo de competência, repito, não só por força das determinações culturais, em que para muitos, a participação estudantil na implementação do PDI não passa de uma figuração, pois, em geral, como visto, muitos imaginam que os estudantes são tábulas rasas nessa matéria,

Com efeito, o itinerário do Instituto vem evidenciando que é cada vez mais frequente a afirmação de um conceito, segundo o qual, o IEMA possui uma “energia de participação”. “A gente sente isso”, como muitos verbalizam. Privar a juventude desse papel é vetar o futuro às novas gerações, pois, em síntese, os jovens são naturalmente  demolidores de padrões consagrados pelos gerações mais antigas.

Não esquecer que a juventude convive o tempo todo com estímulos às mudanças, motivada, de um lado, pelos fluxos hormonais, e, de outro, por experimentarem, de modo crescente, um paradoxo inexorável, que é imaginar que podem ser livres a qualquer tempo, para fazerem tudo que quiserem, mesmo que se deparem com a impossibilidade recorrente de concretização de tais aspirações.

Esse dilema oxigena não só a vida do jovem,  como também contamina o ambiente onde atua, produzindo circunstancias existenciais em que é possível pensar a transformação de sonhos impossíveis em realidades concretas.

O protagonismo portanto é um processo; não é uma simples manifestação da razão pura. Sem canais de participação, o processo tende ao engessamento, e se fecha, impedindo o emergir de novas perspectivas, vitais para transformar contextos já estabilizados e conformados com o status quo. 

O esforço analítico adotado até aqui visa sobretudo realçar que considero o componente curricular do Projeto de Vida como o lugar central para enfrentar o desafio de conceber e implementar os conteúdos instituintes do protagonismo estudantil no âmbito do IEMA, sem dúvida alguma um dos componentes basilares do seu projeto político-pedagógico institucional.

Não é difícil concluir que Projeto de Vida não se limita apenas às dimensões constitutivas do currículo institucional. Seu horizonte vai para além de tais determinações. É também uma dimensão existencial e filosófica. Pode ser base para o aperfeiçoamento profissional, com vistas ao mercado de trabalho, podendo ainda contar com mentorias especializadas, criativas e avnçadas, originárias do quadro docente ou do ambiente acadêmico mais amplo.

Todo este processo se inicia, sempre, com o autoconhecimento, que estimula a busca de uma identidade, importantíssimo para um ser social em formação e que deverá ser preparado, entre tantas outras habilidades, para o exercício de uma cidadania ativa na sociedade.

O foco no desenvolvimento do Projeto de Vida implica igualmente na capacidade de inventar e reinventar a vida, a partir de um pensamento mutante, que precisa entrar em um processo de permanente transformação. A ciência comprova que quanto maiores os estímulos, mais o cérebro se robustece e se expande, elevando a capacidade de pensar. 

É evidente que educação de qualidade só acontece se houver um salto de qualidade no cérebro e no pensamento, em razão da evolução correspondente dos neurônios. Assim, numa perspectiva filosófica, só uma escola de qualidade é capaz de fazer com que os sonhos se transformem em projetos de vida.

Tal possibilidade não é fruto de visões mágicas e muito menos de intuições superiores. Nasce da implementação de capacidades, construídas e desenvolvidas ao longo do processo educacional baseado na construção do conhecimento, a partir dos contextos reais, tanto nas formas presenciais e virtuais.

O ser protagonista exige capacidade crítica em suas interações sociais e culturais. A capacidade de realizar a crítica social e da realidade depende muito das bases constitutivas desse processo. Se não for capaz de desenvolver o pensamento dos atores envolvidos, dificilmente se atingirá o estágio seguinte, aquele ligado à formação da consciência, que é a dimensão insubistituível para a efetivação da condição criadora do ser humana.

Somos, em última análise, produtos de nossas consciências individuais e coletivas. Esse atributo é mais relevante do que ter uma inteligência privilegiada.

Entendo, a rigor, que as instituições educacionais, para realizarem a sua missão finalística, não podem prescindir do envolvimento ativo dos integrantes de pelo menos cinco eixos de sustentação do processo pedagógico: professores, estudantes, gestores, famílias e entorno.

Em todas as experiências que conheci de boas práticas educacionais, Brasil afora, estes cinco eixos possuíam uma atuação integrada, orgânica e protagônica. Não tinham atuação figurativa.

Não cabe aqui explicitar a relevância de cada um deles. Não é o objetivo da entrevista. Assim, quero reafirmar, que é impossível atingir a educação de qualidade, aquela que possui efetividade, ou seja, os estudantes materializam o seu direito de aprender, sem que haja um projeto pedagógico capaz de articular, organicamente, as cinco dimensões destacadas.

Esses atores estratégicos precisam ser desafiados, permanentemente, no esforço de construção do projeto educacional adequado às necessidades do desenvolvimento dos contextos, o interno e o externo.

O desenvolvimento da dimensão aqui tratada, a do protagonismo dos estudantes, é insubstituível no âmbito do cumprimento da missão institucional do IEMA, focada na ideia de promoção de uma educação profissional, científica e tecnológica de forma inovadora e de qualidade, visando a formação integral dos jovens para atuarem na sociedade de maneira autônoma, solidária e competente.

Destacando que o Protagonismo Estudantil é eixo estratégico decisivo para a expansão do IEMA, entre tantos aspectos já evidenciados ao longo da abordagem, pela força que tem no processo de materialização do processo formativo do estudante: o meio mais efetivo para a dinamização das articulações envolvendo a dimensão acadêmica, as práticas sociais do estudante e a efetivação do projeto de vida, como culminância da formação.

Continuando, vale destacar a ênfase plena e o apoio institucional absolutos à política de valorização da estratégia do Protagonismo Juvenil e Estudantil no planejamento e na gestão do desenvolvimento do IEMA, a cargo do Reitor e seu corpo dirigente, dos demais membros da comunidade acadêmica, técnica e administrativa, que vêm adotando, desde o inicio do reitorado, uma pletora de estímulos ao desenvolvimento da participação dos  estudantes na vida do IEMA. 

A estratégia central associada a essa política passa pela visão, segundo a qual, o processo de expansão do IEMA só será sustentável se continuar implementando suas  bases de sustentação acadêmica, pedagógicas e infraestrutural, de modo cada vez mais vigoroso, encontrando no protagonismo juvenil sua essência teórico-metodológica..

Vive-se o primeiro momento deste processo, amplamente vitorioso, marcado pela profusão de iniciativas relevantes, que poderão, pelos seus resultados efetivos, se transformarem em instituintes, isto é, capazes de se internalizarem profundamente na dinâmica acadêmica e pedagógica da Instituição e assegurar a conquista crescente de padrões de qualidade educacional.

Além das iniciativas próprias de cada uma das Unidades Plenas, e tantas outras das Unidades Vocacionais, distribuídas em municípios do Estado, com suas peculiaridades e características intrínsecas, no âmbito supra estrutural da Instituição, várias são as iniciativas que impactam forte e plenamente no Protagonismo Juvenil e Estudantil, destacando-se os certames sobre conhecimentos dos estudantes, de âmbitos estaduais, regionais, nacional e internacionais, nos quais os estudantes do IEMA participam de forma destacada; assim como os programas de intercâmbio nacional e internacionais, como o IEMA no Mundo, associados à aprendizagem de idiomas e ao intercâmbio educacional e cultural; e, mais recentemente, o ingresso na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, Rede PEA, feito singular, pelo ineditismo no âmbito das redes escolares do Maranhão, sejam entre as escolas públicas ou as particulares.

Uma Rede que cresce aceleradamente no Mundo. No Brasil, saltou de 361 escolas em 2017, para 583 em 2018. A Rede brasileira é a segunda mior do planeta, menor apenas que a do Japão. Está presente em 181 países de todos os continentes, no que abre um leque vastíssimo de possibilidades de intercâmbio internacional e de cooperação internacional federativa.

A aludida Rede tem como princípios fundamentais promover a cultura de paz, a educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de gerações conscientes do seu papel como protagonistas de uma cidadania global, no que fortalece a iniciativa interna do IEMA de empoderar o protagonismo estudantil como projeto instituinte educacional.

Vale enfatizar, por seu turno, que a Rede possui como objetivos especiais difundir a Inovação e a Qualidade da Educação como fatores impulsionadores do desenvolvimnto econômico e social, requisitos estratégicos para o fortalecimento das economias locais presentes no território maranhense, marcadas por práticas de produção pouco desenvolvidas e tecnologicamente defasadas.

Para potencializar a participação do IEMA na Rede PEA, está sendo desenvolvida a formação de uma Cátedra Acadêmica, a Cátedra PEA-IEMA, visando mobilizar talentos e oportunidades dentre os integrantes da Rede, com destaque para laboratórios de ideias, programas de formação e aprendizagens colaborativas, oportudes de trocas de experiências profissionais e culturais, entre muitas outras linhas de atuação compartilhadas.

O mais abrangente dos objetivos estratégicos da Rede PEA é ajudar a conquistar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, focados na Agenda ODS 2030 da ONU, o que poderá atribuir ao IEMA um papel destacado nas articulações interinstitucionais sobre a temática da sustentabilidade do desenvolvimento no contexto maranhense..

Deve-se destacar, por outro lado, que o Protagonismo, em sua contextura orgânica, aquele que ocorre no interior de uma Instituição Educacionl, seja uma Escola ou uma Universidade, depende fundamentalmente de uma consistente e bem sucedida política interna de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O processo educacional do IEMA concebe que o ensino, a pesquisa e a extensão devem se constituir de forma integrada e indissociável na formação dos estudantes, sejam como técnicos, tecnólogos, graduados e profissionais pós-graduados, estes últimos quando o IEMA estiver atuando também na educação superior, voltados para o saber científico, tecnológico e cultural, comprometidos com a transformação da realidade social.

Percebe-se que a integração entre ensino, pesquisa e extensão está diretamente relacionada à organização curricular e à flexibilização dos tempos e dos espaços escolares e extraescolares. Parte do princípio de que os saberes necessários ao trabalho conduzem à efetivação de ações do ensino e aprendizagem dialógica, da pesquisa e da extensão.

Assim, torna-se fundamental o envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, que contribuam para sua formação, dando-lhes sustentação tanto empírica quanto epistemológica.

Sem estudantes protagonistas é impossível incrementar a prática educativa evidenciada, pois passa pela promoção e desenvolvimento do senso crítico do estudante em relação ao mundo e ao pleno exercício de sua formação, capacitando-o para as inovações tecnológicas.

Em síntese, de acordo com a aludida proposta pedagógica, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve promover a articulação das diferentes áreas de conhecimento e a inovação científica, tecnológica, artística e cultural.

Portanto, é fundamental para a expansão do Instituto, priorizar projetos de pesquisa e programas de iniciação científica vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições, demandas locais, regionais e nacionais, como preconizam os projetos político-pedagógicos institucionais em vigor.

Nesse intuito, é vital estimular e incrementar o  intercâmbio com instituições científicas nacionais e internacionais, visando firmar acordos e convênios sistemáticos entre os atores institucionais, tanto pesquisadores e estudantes, sem esquecer o desenvolvimento de projetos comuns entre as instituições e suas comunidades acadêmicas, técnicas e gerenciais.

Feitas as considerações acima, para responder com precisão a questão a respeito de como os projetos atuais que dialogm com o Protagonismo Juvenil/Estudantil estão sendo recebidos e interpretados no IEMA, necessita-se de um mergulho mais profundo em suas práticas e movimentos cotidianos, sobretudo a partir do dia a dia de suas Unidades Plenas e Vocacionais.

Não esquecer que se experimenta o primeiro ciclo de expansão do IEMA (2015-2018), caracterizado, sobretudo, por sua natureza experimental, não só no que respeita ao modelo pedagógico, como no que se refere ao sistema de planejamento e gestão institucional como um todo e daqueles correspondentes ao funcionamento da rede de escolas existentes.

Enquanto integrante da equipe de planejamento estratégico da Reitoria, não tenho dúvida de que, em termos amplos, os projetos já referidos ao longo desta análise estão sendo recebidos e interpretados de maneira muito satisfatória, sobretudo pela reação positiva da comunidade acadêmica e dos dirigentes internos e externos, encantados com os êxitos da instituição, perceptível quando se manifestam publicamente.

Chega-se, com louros, ao fim da corrida de obstáculos que foi o primeiro ciclo de implantação do IEMA, exigente e desafiador, por seus elevados objetivos programáticos, focados na ousadia de promover a educação de qualidade na escola pública, em um contexto ainda despojado de competências ampliadas e de baixas exigências pedagógicas e sociais.

O momento agora é de elevada concentração e inspiração para preparar a transição ao novo ciclo, abrangido pelo quadriênio 2019-2022, quando o país completará 200 anos de sua Independência como nação soberana, mesmo desacreditada pelos críticos, e o encerramento do atual ciclo virtuoso do novo governo estadual, quande deverá coroar os êxitos de suas bem sucedidas estratégias de governança, diferenciadas do modelo histórico tradicional dos antigos regimes oligárquicos.

A hora é de guarnicê e de pensar grande os próximos passos. Mobilizar toda a comunidade acadêmica e as demais que interagem organicamente com o futuro imediato do IEMA, a fim de não deixar essa ciranda de sonhos ir ao chão.

O núcleo do poder central, localizado no Palácio dos Leões, também aquece seus músculos e azeita suas inteligências para montar a nova engenharia política que terá a missão de efetivar a implementação dos compromissos assumidos na disputa eleitoral, entre as mais destacadas, a de viabilizar o projeto de implantação de mais 100 IEMAS até 2022. Em 1922 se estará a 8 anos da Agenda 2030, com suas 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da Nações Unidas, voltadas à conquista do desenvolvimento sustentável no contexto dos países signatários da Agenda, onde se inclui o Brasil.

O fim de 2018, em clima pós-eleitoral, anuncia um cenário desafiador e influenciado por três fatores marcantes: o primeiro, dinheiro escasso, dando o Tesouro Estadual os sinais preocupantes de que a arrecadação está desidratada, portanto sinalizando que o cinto vai ser apertado daqui para frente; segundo, uma nova equipe de governo deverá ser formada, considerando o panorama estadual e o novo cenário político nascido das eleições presidenciais, exigindo muita sabedoria na composição de um time de dirigentes que mescle quadros estratégicos do governo que finda, aos novos que chegam para realizar mais este desafio de continuar trabalhando pelo desenvolvimento sustentável do Maranhão. Capacidade e inteligência na costura da nova governança a partir da escolha, na rosa-dos-ventos, do melhor norte, aquele que levará a nau da esperança ao porto mais seguro.

Internamente o recomeço deverá partir da intensificação do reconhecimento dos projetos que dialogam com o Protagonismo Juvenil, diversificando-os e clareando a forma como são recebidos e interpretados pela comunidade.

O sentido de todas as ações educativas é assegurar um reconhecimento do alto valor pedagógico ao trabalho institucional do IEMA, coroando o esforço extraordinário de um coletivo acadêmico, estudantil e de gestores competentes e compromissados com a educação pública de qualidade, atuando sob uma regência reitoral talentosa e criativa, o que continuará garantindo de forma eloquente o acerto do Governo Flávio Dino em política pública educacional de qualidade, desta feita, para além das fronteiras do Maranhão.

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