terça-feira, 4 de setembro de 2018


TRAÇOS SENSÍVEIS
Raimundo Palhano

Traços Humanos: seu viver cotidiano é um libelo em favor da vida convivida todos os dias e noites. Ajuda muitos de nós a sair das cavernas escuras e solitárias ou dos labirintos insondáveis em que nos encontramos ou nos perdemos.

É o exercício de um dom conferido a Ruy Palhano, o Autor da obra, presente em sua produção intelectual exuberante, justamente o poder de dar vida ao cotidiano humano, geralmente pensado e traduzido como uma rotina que sempre se repete igual. Esse dom decorre da sua capacidade técnica, filosófica e criadora de olhar lá dentro.

Olhar lá dentro todos podem tentar e mesmo fazer. O mergulho existencial precisa revelar todavia porque as pessoas estão caminhando de costas.

Olhar lá dentro é discernir o nascente do poente. E no outro instante ficar sem norte algum para poder procurar o novo nascente e o poente acabado de nascer.

É uma incursão no provisório do terremoto, mesmo que tudo esteja petrificado ou derretido. Por isso o livro todo é sólido e líquido, evidente no esforço filosófico e científico do Autor, em sua arte pela humanização do cotidiano das criaturas.

São traços não condicionados ao bem ou ao mal, ao certo e ao errado. É um olhar sob a forma de miniaturas existenciais. A força esta na presença da paixão, sem a qual os traçados despencariam.

O livro revela que estamos precisando de reencontros, antes dos julgamentos e das sentenças sobre nossas mal traçadas vidas. É como se estivéssemos tirando leite das pedras. Para dizer que a vida existe.

Nenhum comentário: